Descarregue aqui os nossos Estatutos:

QUOTAS:

A pensar no interesse de todos os nossos associados, e na prossecução dos objectivos do SICOS, a quota mensal dos nossos associados é das mais baixas em Portugal! Apenas 0,50% mensais repartidos da seguinte forma:

Quota de apenas
0,50% MÊS

65%
SICOS

20%
Fundo de Greve
10%
Fundo de Reserva
5%
USI

Dos 65% destinados às despesas de funcionamento do SICOS, cerca de 7% revertem directamente para os nossos associados, através da oferta de um Seguro de Acidentes Pessoais.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:

INDEPENDÊNCIA - O SICOS é uma associação sindical autónoma, independente do Estado, do patronato e de associações de qualquer natureza, designadamente de carácter político e religioso, e orienta a sua acção pelos princípios do sindicalismo democrático, livre e independente.

SOLIDARIEDADE - O SICOS defende a solidariedade entre todos os trabalhadores, em especial os do sector do comércio e serviços, no respeito pelas características próprias de cada grupo ou categoria profissional.

IGUALDADE- O SICOS defende a igualdade de tratamento de todos trabalhadores, sem qualquer tipo de discriminação baseda no local de nascimento, condição económica, grupo étnico ou cultural, religião, género, orientação sexual ou outra qualquer outra circunstância pessoal ou social.

JUSTIÇA - O SICOS defende a supressão de todas as injustiças sociais e económicas, através da criação de condições para a construção de uma sociedade democrática, no quadro de um Estado de Direito.

DEMOCRATICIDADE INTERNA - O SICOS baseia o seu funcionamento em eleições periódicas, por escrutínio secreto, dos seus órgãos sociais estatutariamente definidos e na participação plena e activa dos seus associados.

OBJECTIVOS:

1. Representar, defender e promover, por todos os meios ao seu alcance, os legítimos interesses sócio profissionais, éticos e morais dos seus associados;

2. Lutar pela salvaguarda dos direitos adquiridos e pela melhoria do regime de reforma dos seus associados;


3. Defender a estabilidade de emprego dos seus associados;


4. Intervir e participar na fixação das condições de trabalho;


5. Promover e organizar acções que conduzam à satisfação das reivindicações, democraticamente expressas dos seus associados;


6. Intervir, defender e participar nas questões relacionadas com a higiene, segurança e saúde nos locais de trabalho;


7. Intervir e participar na elaboração das leis do trabalho e nos organismos de gestão participada pelos trabalhadores, nos termos estabelecidos pela legislação em vigor;


8. Lutar pela dignificação do trabalhador, enquanto ser humano;

9. Fomentar e participar nas iniciativas com vista à valorização social, cultural e profissional de todos os trabalhadores seus associados;


10. Promover a análise critica e a livre discussão dos problemas laborais, sociais e sindicais;

11. Desenvolver relações, associar-se, filiar-se ou participar em outras organizações sindicais, nacionais e ou internacionais, com vista ao fortalecimento do sindicalismo democrático, livre e independente;


12. O SICOS poderá ainda estabelecer relações e participar em actividades desenvolvidas por outros organismos de natureza profissional, bem como por organismos de natureza cultural, científica, técnica, ou outros, cujos objectivos concorram para a formação, valorização e defesa dos trabalhadores em geral.

DESCUBRA AS VANTAGENS

DE MERGULHAR NO UNIVERSO

SICOS!

  • White Facebook Icon

Siga-nos nos Facebook

ADERE JÁ
APENAS 0,5% POR MÊS